Consciência, essa é a ordem. Não adianta culpar o plástico pelos nossos atos falhos, pela nossa incompetência em saber como nos comportar, pela nossa falta de zelo pela natureza.
Por vivermos num mundo globalizado, extremamente moderno, estamos sempre em busca da velocidade e praticidade, o que torna o plástico indispensável na atualidade, que atua de forma dinâmica e eficaz em todos os setores da sociedade, desde a medicina, passando pelos eletrodomésticos até aos mais sofisticados produtos utilizados pela NASA, sendo assim, o SIMPEP – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Paraná acredita que não é possível simplesmente querer abolir o plástico de nossas vidas, seria um retrocesso de no mínimo 100 anos, devemos sim, procurar soluções alternativas para que possa haver um consumo sustentável e racional.
É importante conjugar o verbo reciclar e conciliar, porque caso não tenhamos o plástico, teremos que utilizar outro recurso. “Será que o pensamento retrógrado de extinguir as sacolas plásticas, não nos levará novamente a procurar outra fonte, como os antigos sacos de papel, à base de celulose. Isso não acentuaria ainda mais o desmatamento”, enfatiza Dirceu Galléas, presidente do SIMPEP.
Devido a importância do plástico em nossas vidas, ao invés de aboli-lo, deve-se inserir ao consumidor um “olhar crítico” do que ele consome e, deixá-lo informado de normas e projetos, como o da Promotoria Pública de Meio Ambiente do Paraná, que quer verificar a qualidade das sacolas utilizadas nos supermercados e, da Norma da ABNT NBR 15448-1 “Embalagens plásticas degradáveis e ou renováveis” que tem a função de melhorar a qualidade e diminuir a quantidade de sacolas, bastando que os supermercados se enquadrem na Norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas e Técnicas, que terá o consumidor como um aliado, já que ele poderá fiscalizar e exigir, uma sacola melhor, ajustada às normas e, consecutivamente, um melhor uso do plástico.
Galléas ressalta: “todo material plástico é 100% reciclável, sendo indispensável que os governos invistam mais na reciclagem, educação ambiental, coleta seletiva e na compostagem. O lixo hoje não pode ser visto como um passivo ambiental, ele é rico e caro. Temos que nos espelhar no que ocorre com o alumínio e a garrafa PET, que no passado próximo eram considerados vilões e, hoje são fontes de trabalho e renda, tornando-se materiais nobres, que praticamente não são mais encontrados nos aterros sanitários. A educação e a consciência ambiental são as melhores saídas para conciliar o progresso, a agilidade e o consumo sustentável dos materiais plásticos, que também são fontes de energia, geração de emprego e renda”.
Eu, Claudinei Maschietto corrijo o Galléas, pois nem todo material plástico é reciclável, alguns não podem ser reciclados e são conhecidos como termofixos! E somente os termoplásticos é que podem ser reciclados.
Agora, quero que você amplie suas perspectivas e construa pequenos relatos sobre a importância do material plástico em sua vida, você poderá escolher alguns objetos (ao menos 05) e relatar de como seriam tais objetos, caso fossem feitos com outros materiais que não os plásticos.
Texto do professor Claudinei Maschietto

5 comentários:
Embalagem do papel sulfite
- Opção de outro material: papelão
Vantagens: seria mais resistente do que o plástico e é reciclável
Desvantagens: caso molhe iria rasgar facilmente
nome: Lucas Barbosa
1°ano c
Teclado de Computador
-Opção: metal
-Vantagens: mais resistente e mais bonito.
-Desvantagens: mais pesado e talvez mais caro
Nome: Juliana Moraes
1°C
Capa que resveste o motor da televisão.
Opção de outro material: Madeira
Pró:Biodegradável
Contras: Maior risco de incêndio
Peso maior.
Alexia Alves
1º Ano c
Tupperwares de vidro
Vantagens: Facil limpeza, Não junta bactérias como o plastico, Alta resistência a mudanças de temperatura, Alto tempo de vida útil.
Desvantagens: Pouco resistente a queda, Pode ser pesado dependendo de seu tamanho.
Nome: Victor Espindola
1ºano C
canudinho de beber líquidos...
ao invés de plástico, um de alumínio.
vantagens: dura mais, designer inovador, reutilizável.
desvantagem: é caro, muito difícil de achar.
nome: Isabela Priscila Queiroz
1ano c
Postar um comentário
Os textos devem ter no máximo 10 linhas.
Identifique-se ao postar um comentário (comentários anônimos não serão publicados).
Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão publicados.