Páginas

Paródia Etílica : whisky X cachaça

sábado, 25 de fevereiro de 2012




A Revista Língua Portuguesa deste mês trouxe uma notícia curiosa que nos leva à reflexão sobre a importância das palavras. Vale a pena conferir. Como só assinantes têm acesso ao conteúdo exclusivo, transcrevo a nota, logo abaixo:

Professora Marisa Telo


Paródias sempre existiram, mas há quem se incomode com elas (geralmente parodiados). No caso, a holding inglesa Diageo, responsável pela marca de uísque Johnnie Walker, está processando a cachaça artesanal mineira João Andante. A marca inglesa alega que a empresa brasileira criou uma imitação. 

Basta comparar os dois logotipos (foto ao lado) para entender que a imitação está mais para uma paródia bem-humorada, que não irá necessariamente prejudicar a gigante do ramo de bebidas avaliada em US$ 3,5 bilhões. 

O processo gerou publicidade para os empresários mineiros responsáveis pelo produto. Um dos sócios, Gabriel Lana, de 25 anos, afirma que de 200 garrafas por mês passaram a vender mil. “Os pedidos estão aumentando muito”, afirmou à imprensa.

 Os donos da cachaça afirmam que o “Walker” do uísque não guarda relação com “caminhar” (de “Andante”), tratando-se de um sobrenome. Os advogados da holding, por sua vez, afirmam que “João Andante” é uma tradução literal de “Johnnie Walker”, o que evidenciaria a intenção de criar uma versão local de sua marca.


0 comentários:

Postar um comentário

Os textos devem ter no máximo 10 linhas.

Identifique-se ao postar um comentário (comentários anônimos não serão publicados).

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão publicados.

 
BLOGATU ZN | by TNB ©2010