Páginas

Temas de literatura no vestibular 2013

sábado, 25 de fevereiro de 2012


Este é o nome da matéria publicada na Revista Metáfora de janeiro deste ano. A matéria – escrita por Terciane Alves -  informa quais são os cenários e tendências que devem ter impacto na cena literária do Brasil ao longo do ano. Os amantes de literatura, teatro e cinema não devem deixar de ler a matéria, que também é muito interessante para deixar informado quem vai prestar vestibular no final deste ano. Vale a pena conferir!

Professora Marisa Telo

Programas de apoio a publicações mais pragmáticos, busca por maior profissionalização das editoras, reedições e edições especiais de escritores como Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Lima Barreto, Oswald de Andrade, só para citar alguns, são destaques de um panorama para este ano que começa.

Cresce o número de adaptações para audiovisual e teatro no Brasil de obras literárias contemporâneas ou sobre relatos da história recente. Segundo a agente literária Lúcia Riff, novos eventos literários devem pipocar em todo o país, para além dos 140 festivais hoje existentes. Brasília, por exemplo, ganha uma feira nos moldes da Bienal, neste ano.

Entre os executivos do livro há certa euforia, uma dinâmica que exige concorrência e busca por práticas de mercado típicas do mercado estrangeiro europeu e norte-americano – um pouco mais acostumados a tratarem o livro como produto, com várias interfaces.

O mercado está aquecido às vésperas de o Brasil ser o grande homenageado em Frankfurt, em 2013. A seguir, algumas das principais tendências e iniciativas neste ano que começa.

Centenários e homenagens

Os nomes que serão lembrados ao longo do ano
·         Carlos Drummond de Andrade será o homenageado da Flip e toda a sua obra será relançada.

·         Os 90 anos da Semana de Arte Moderna devem ser comemorados com novas publicações e reedições sobre os temas e personagens do movimento. Já está pautado uma Crônica inédita da Semana de Arte Moderna, pelo jornalista Marcos Augusto Gonçalves.

·         Para o centenário de nascimento de Jorge Amado e Nelson Rodrigues, a Fundação Biblioteca Nacional prepara uma grande exposição conjugada.

·         Em 2012, Nelson Rodrigues vai mesmo dar samba. O número de encenações vai aumentar com a comemoração de seu centenário. A promessa é que todos os 17 textos rodriguianos estejam nos palcos até o fim do ano. A editora Nova Fronteira planeja lançamentos e relançamentos, ainda não divulgados. Já o Itaú Cultural deve sediar uma grande exposição sobre a carreira do dramaturgo. No carnaval, Nelson Rodrigues será tema do enredo da escola carioca Unidos do Viradouro. E a Funarte (Fundação Nacional de Artes), que vai abrir o edital para a montagem dessas 17 peças, tem projeto de lançar traduções de textos do autor para o inglês, o espanhol, o alemão e outras línguas.

Cinema da literatura
O ano em que os autores brasileiros prometem revigorar as telas
·         Livros de escritores como Marçal Aquino, Milton Hatoum e Lima Barreto chegarão às telas até o fim do ano.
·         No primeiro semestre, está previsto o lançamento do filme Bonitinha, mas Ordinária, inspirado no texto de Nelson Rodrigues. Com direção de Moacyr Góes, o longa traz os atores João Miguel e Leandra Leal no núcleo central da história de um homem tentado pelo dinheiro de seu patrão.


(...) A matéria completa está disponível em http://revistametafora.com.br/?p=435

0 comentários:

Postar um comentário

Os textos devem ter no máximo 10 linhas.

Identifique-se ao postar um comentário (comentários anônimos não serão publicados).

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão publicados.

 
BLOGATU ZN | by TNB ©2010